Mapas do Ser


Há muito tempo atrás conheci uma jovem
Era vestida de sorrisos.
Era encantada de imaginação.
Era vívida de amores.
Era amada por olhares.
Era tanto que palavras não bastam para descrevê-la

Eu conheci essa jovem e dela me encantei
Conversas, risadas, olhares, viagens
Vivemos um pouco de tudo
Ouso dizer que fomos felizes juntos

Envolta em mistérios, era difícil entendê-la
Sua pele era um mapa até o tesouro de seu ser
Aos poucos, eu desvendava a linguagem de seus gestos
De seus olhares, de seus sorrisos e lágrimas

Quanto mais eu conhecia, mais queria conhecer
Em pontos altos, podia vê-la plena em felicidade
Como se acima só houvesse o azul celeste
Continuei a decifrá-la e cheguei em lugares obscuros
Conheci seus segredos, seus pesos
Seus pesares, suas barreiras, seus limites

Pouco a pouco, esse mapa, que era ela, se tornou visível.
Não completamente, seria presunção demais,
Mas em certo dia, uma luz me fez perceber sua totalidade,
Suas cores, seus detalhes
Eu a vi por completo
Admirei a pulsão de vida que era ela
Num impulso, desenhei em minha mente o mapa que era ela
Depois de findá-lo, não me contive e lhe entreguei
Os rabiscos que fizera.

Houve um chamado e uma partida
Ventos sopraram, verões se passaram
O mundo deu voltas e voltas em si
E por um acaso ou brincadeira do destino
Nos encontramos de novo

Nesse encontro houve conversas, sorrisos, lembranças
Ela estendeu o mapa que fiz dela em nossa mesa
E me mostrou, sorrindo, o quanto ele estava diferente
Os meus rabiscos foram apagados, alterados, modificados
Ela se redescobria e se redesenhava
Ela mostrou o quanto mudou, o quanto ainda quer mudar
Traçou outros limites, derrubou barreiras,
Desconstruiu e remontou o seu ser
E era lindo.

Aquele mapa era diferente, mas nem tanto
O que eu havia descoberto ainda estava ali,
Mas ela era mais, muito mais.
Viajante de si, do mundo, da vida.
Demonstrava agora o quanto queria caminhar
Ela descobriu a potência de si
Ela desvendou parte de sua essência
E estava pronta para desvendar o resto.

Voltamos a nos despedir e nos distanciar
Não sem antes fazer uma promessa de um novo encontro.
Não sei quando, nem como, mas estou ansioso.
Quero ver o quanto mudou, o quanto descobriu.
Quero acompanhar a expansão de si
E ficar surpreso e feliz e admirado com tudo o que ela é.
Revê-la, redescobri-la, redesenhá-la e continuar lhe acompanhando.
Mesmo que a distância.

Comentários