Já não é Maio


Já não é Maio, mas penso naquele garoto
Que conheci numa estrada que dá pro nada
Perto do fim do sonho, de esquina com a solidão
Certa vez lhe entreguei um mundo...
Noutra ele me devolveu...
Noutra ainda olhei seu mundo de perto
Com um olhar de esperança...

Agora olho pra trás, praquela estrada comprida
E vejo meus passos trôpegos
Vejo que a estrada já fez mais curvas do que posso contar
Vejo que os passos foram para tantas direções
Vejo que foi repleta de encruzilhadas
E que até agora foi apenas uma estrada que segui...

Confiro minha bagagem composta
De uma mochila velha nas costas,
Um sorriso estranho nos lábios
Um coração remendado no peito
Um all star velho nos pés
Um mundo colorido nas mãos

Volto a pensar naquele garoto
E em seu jeito diferente do meu
Intenso, vivo, próximo
Seu olhar sonhador e certeiro
Sua fé na verdade e no amor
Seu modo complexo e simples

Pensando nele e na estrada percorrida
E na bagagem que carrego e nas nossas diferenças
E no mundo que levo com tanto zelo
E no mundo que ele constrói com tanto afinco
O admiro muito mais
E necessito dele muito mais

Para que não me deixe abandonar o meu caminho
Para que não me permita desistir de meu coração
Para que confie em mim, quando nem eu mesmo confiar
Para que os anos passem e que nossos encontros continuem
Para que o meu mundo continue em minhas mãos e o dele nas dele

Tenho outros meninos e meninas
Que encontro em algum lugar do caminho
E que carrego parte deles no meu mundo,
E deixo um pouco do meu mundo com eles
Tudo fica mais vivo, com mais cores.
Tanto os mundos como os viajantes.

Por mais distante que todos nos encontramos
Ainda ouço o eco de suas vozes em meu ouvido
Dizendo palavra sem sentido
Ainda vejo seus rostos enfrente a meus olhos
Me dando o sentido sem palavras

Sei que minha estrada me levará para caminhos longínquos
E tortuosos e difíceis e magníficos e sonhados
Sei que por vezes nos encontraremos
Numa tarde ou manhã ou algumas horas ou em poucos minutos
Sei que ali haverá algumas pequenas trocas
De sorrisos, de abraços, de olhares, de corações.
Sei que então sentirei o meu verdadeiro mundo
Pulsante, alegre, quente e completo

Os sonhos e caminhos e destinos e escolhas
Nos levarão para longe, mas nossos mundos
Continuarão conectados por correntes
Invisíveis para os olhos
Concretas para o espírito

E volto a olhar para trás
E volto a sentir o mundo
E volto a seguir o caminho
E volto a amar os meninos e meninas que são o meu verdadeiro mundo
E em especial aquele que encontro todo Maio

Pois sei que por mais perdido que ambos estejamos
Voltaremos a nos encontrar.
E juntos caminharemos por caminhos distintos para cada um,
Sem perder o que nos envolve
E cultivando o que nos une.

Comentários

  1. "Um all star velho nos pés
    Um mundo colorido nas mãos"

    Amor, lindo demais.
    Na minha opinião, sem dúvida esse é um dos teus melhores textos. Demais.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Aos poucos, a vida vai voltando pro eixo.

    Não se esqueça, Geison, há pessoas que sempre estarão aqui.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário