Questões


Atravesso a rua e passo por um homem que faz de trapos suas vestes.
Nas pernas cansadas, duas talvez três calças
O peito tão forte e tão fraco que tanto enfrentou,
Está debaixo de camisetas e blusões rasgados e incontáveis,
e sobre tudo, um casaco velho.
Tudo que o cobre é tão antigo quanto à solidão que o acompanha.
Nas mãos frias e calejadas, traz o alimento que sustentará por alguns dias.
Ao nos cruzarmos, ele deixa um olhar vago sobre mim.
Eu deixo um olhar reflexivo sobre ele.
Ele continua. Eu paro. Penso.
O que foi que aconteceu? Que escolhas tomou?
Que experiências viveu? O que o transformou?
Talvez tenha largado a família, talvez a família o tenha largado.
Talvez tenha se agarrado em vícios, talvez tenha perdido tudo.
Talvez tenha a mente perturbada, talvez tenha a mente clara.
Será que se questiona o mundo?
Será que o entende? Será que o mundo procura entende-lo?
Mas a cima de tudo, aquele olhar de brilho opaco,
Deixa sobre mim um duvida, que me perseguirá por muito tempo.
Em sua essência, o que nos torna diferentes perante as correntes devastadoras do tempo?Despercebido e ignorado pelos demais ele segue
Levando suas escolhas, junto ao peito coberto por trapos

Comentários