Parábola: Salamandras e o inicio do anoitecer


A medida que os dois andavam, o sol baixava. O menino estava confuso, por alguns motivos simples: o caminho estava sumindo na escuridão e as palavras do Búfalo ecoavam em sua cabeça. O primeiro foi resolvido graças ao Texugo e eles não se perderam. O segundo permaneceu.
Anoitecia e os dois caminhantes conversavam. Conversavam muito pois o caminho era longo. Eis que ouvem risinhos despreocupados. Surgem da mata, duas salamandras.
- Menino? Quanto tempo?
- Olá Salamandra! Vejo que arranjou uma linda companheira!
As salamandras se olharam e riram juntos.
- Sim, uma grande companheira.
- Fico feliz por você.
- Eu fico mais ainda. - fala a Salamandra, que era seu amigo de longa data.
- Sempre é bom te encontrar, mas já vou indo. Quero chegar até o topo. - fala ansioso o menino.
- Vai falar com o velho?
- Sim.
- Mas será que você precisa?
- Lá é o meu destino. Ou eu acho que seja. Ou melhor, é lá que escolhi ir. E ao chegar, estarei bem.
- Entendo. Vá então, mas cuide pois vejo que a noite está chegando. Tome cuidado para não se perder. Tanto na trilhar quanto dentro de você. Seja honesto consigo mesmo, segue o teu caminho. Pois o negócio é continuar no caminho. E quando voltar, nos procure. Esperarei de braços abertos onde eu estiver.
Os amigos se despediram. O menino ficou observando as salamandras se afastarem. Ele e o Texugo seguiram e uma sombra começava a se formar no céu. Era à noite que começava a cobrir o infinito e também o menino.

Comentários