Parábola: A coruja e o amanhecer


Tomado pelas palavras que ouviu ele corre pela montanha.
Corre muito, até chegar à beira de um perau brabo. Ali o menino para e respira fundo, muito fundo para talvez recuperar a calma. Por um momento, se esquece de tudo e olha o perau. Sobe olhos para admirar o céu, espera e pensa.
- Boa noite - olha para o alto e vê a Coruja.
- Boa noite.
Com timidez, eles conversam durante um bom tempo. Sem mais conseguir fugir do assunto, ele pergunta.
- Meu caminho está errado?
- Já dizia um dos antigos: "Todos os caminhos vão ao mesmo lugar. Mas só um deles tem coração".
- Do que eu devo me lembrar?
- De tudo, se for possível. O tolo, erra e não aprende. O sábio, erra e procura não errar esse mesmo erro. No fim todos erram e todos podem aprender, alguns só precisam errar mais para conseguir lembrar. Portanto lembrar é uma boa forma de não errar e aprender.
- Tudo isso é muito confuso. Eu só quero saber o que faço agora.
- Siga seu caminho, aprenda com os erros, procure seu coração. É para isso que vivemos, procurar o coração.
- E você me ajudará?
- Aprenderá sozinho, mas sim ajudarei quando precisar.
- Desculpe
- Não há o que se desculpar.
- Mas ainda não sei o que fazer...
- Com o tempo você descobrirá.
Silêncio se faz presente até que...
- Não sei o que fazer, mas sei que preciso de um tempo para mim.
- Antes de ir, digo algumas palavras que talvez ajudem. O passado é um bom amigo, mas não te prenda a ele. Pense. Reflexões são boas, mas há tempo de pensar e tempo de agir. Caminhe. Tenha em mente os teus objetivos e valores, siga eles e assim não te afastará do teu caminho. E por ultimo, tudo tem o seu valor. Tudo e todos. Procure ser justo ao delegar esses valores.
Mesmo não entendendo tudo o menino sorri.
- Obrigado. Por tudo.
A coruja volta o olhar para o horizonte enquanto fala:
- Menino, vejo teus olhos estão iluminados novamente... Olhe! O sol vem nascendo. Traz consigo, o calor e a luz. Dissipa a escuridão. Estou conte que esteja melhor.
O menino sorri com esperança e um pouco mais de calma. O menino volta para seu caminho mais sereno do que chegou.

Comentários